terça-feira, 28 de abril de 2015

Falando de Cinema: Chappie



'Chappie' (Chappie,2015) se passa no futuro de 2016, onde a tecnologia está avançada ao ponto de em Los Angeles, robôs serem usados para proteger a cidade como policiais. Mas um dos robôs rejeitados, apelidado de Chappie é roubado por um dos engenheiros Deon Wilson (Dev Patel) que, na esperança de criar um robô melhor e que possa pensar por si mesmo; consegue criar o protótipo perfeito, após inúmeros testes fracassados. Chappie não só consegue pensar por si mesmo, mas também sentir emoções humanas. Mas para aprender a pensar e agir como um ser humano, ele precisa ser educado tal como uma criança.

E é assim que Chappie se comporta ao longo do filme. Oras como uma criança e em outros momentos como um adolescente mimado. Enquanto Deon busca uma maneira de dar o melhor exemplo de uma boa educação para Chappie, o robô é sequestrado por um trio de bandidos que planeja usá-lo para assaltos.


Deon tem outros problemas para se preocupar como Vicent Moore (Hugh Jackman), que trabalha na mesma empresa, mas com um robô de guerra mais sofisticado e que acabou perdendo verba por conta dos robôs policiais; fazendo com que Moore não meça esforços para conseguir com que seu robô saia para as ruas.

Dirigido por Neill Blomkamp ('District 9' e 'Elysium') que também assina o roteiro, junto com Terri Tatchell, o roteiro foi inspirado no curta escrito por Bloomkamp, chamado 'Tetra Vaal'.

O diretor fez um ótimo trabalho tanto no roteiro, quanto na direção, mostrando questionamentos constantes da humanidade que já foram certamente feitos em outros filmes semelhantes vide referências a 'Pinochio', 'AI - Inteligência Artificial', 'E.T, - Extraterrestre', 'Robocop', entre outros.


Com grandes nomes no elenco como Hugh Jackman, Sigorney Weaver e Dev Patel, o longa mistura ficção científica com ação, mas também traz grandes questionamentos sobre o comportamento humano assim como inteligências artificiais.

O que aconteceria se um robô tivesse emoções humanas e aprendesse a pensar e a decidir coisas por si só? Como seria? Ele superaria a inteligência humana?

'Chappie' está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 16 de abril, com distribuição da Sony Pictures no Brasil.

Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas


Outras críticas da Coluna Falando de Cinema, leia+:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado


Nenhum comentário:

Postar um comentário