quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Interestelar



'Interestelar' (Interstellar) com direção de Christopher Nolan, é um filme que foi escrito pelo diretor em parceria com o roteirista Jonathan Nolan.

O drama, ambientado em um universo ficcional de ficção científica, mostra uma possível realidade para a Terra, em um futuro talvez não tão distante, com o fim de seus recursos naturais.


Para tentar não ter o mesmo fim que outras espécies, os seres humanos restantes, lutam para sobreviver, produzindo alimentos nos poucos lugares que não sucumbiram as condições áridas de boa parte do planeta, vivendo assolados pelo ar cada vez com menos oxigênio e as tempestades de areia.

Enquanto a maioria da humanidade voltou-se para a sobrevivência imediata, focando praticamente todos os recursos e tecnologia existente para auxiliar as fazendas e fazendeiros, continuando o ciclo que os trouxe a situação presente. Os poucos cientistas que ainda restam na Terra, buscam uma forma de salvar a espécie humana da extinção certa, enviando exploradores as escondidas para o espaço, em busca de um planeta em condições mínimas para os humanos sobreviverem.


O drama tem uma história muito complexa, com base em teorias científicas envolvendo desde viagens intergalática a viagens interdimensionais e temporais.

No entanto, para quem não entende nada sobre o assunto, o roteiro de estilo realístico muito bem construído, com uma clara crítica a "mentalidade do agora" do ser humano em geral, que poucas vezes pensa no futuro do coletivo; junto a personagens marcantes que inclui um robô programado com 75% de humor e que atende pelo nome de TARS (voz de Bill Irwin), sustenta a trama com visão bem diferente de fim de mundo apocalíptico para a humanidade.


Já os fãs de ficção científica do cinema fantásticos podem se entendiar com o drama. Porém os interessados em estudos envolvendo as teorias científicas nas quais o roteiro se baseou, provavelmente, vão curtir 'Interestelar'.

Mesmo assim, é bom alertar os fãs do gênero que o filme é mais '2001 - Uma Odisseia no Espaço' que 'Star Trek'.


Em relação ao visual da produção, a fotografia trabalhada com cameras IMAX, diminuem o choque em relação aos efeitos digitais do filme, dando maior realismo, mas não causará grande diferença para o público que optar por ver em IMAX, mesmo sendo um das melhores salas de exibição, já que outra vez Christopher Nolan dispensou o 3D.

Isso porque o diretor já tinha trabalhado com as cameras IMAX nas filmagens do último filme da trilogia 'Batman', 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge', no qual ele alegou que o 3D não teria feito muita diferença e, por isso, não quis usá-lo. Porém em 'Interestelar' com certeza teria feito uma enorme, mas pelo visto o diretor é do time dos que ainda relutam em trabalhar com a tecnologia.


O filme tem como protagonista o vencedor do Oscar Matthew McConaughey por 'Clube de Compras Dallas', como Cooper, ao lado da vencedora do Oscar Anne Hathaway por 'Os Miseráveis', como Doutora Brand, junto a um elenco estrelar; como os atores Michael Caine, Jessica Chastain, Ellen Burstyn, Wes Bentley, Casey Affleck, David Gyasi, Mackenzie Foy, Topher Grace entre outros.

Mesmo com foco no realismo cinematográfico, ainda houve bom senso para trabalhar a trilha sonora de formar a incluir uma trilha musical, assinada pelo vencedor do Oscar Hans Zimmer, que trabalhou com o diretor na trilogia 'Batman'. Isso porque, no caso de um drama que inclui o espaço, sempre há o dilema sobre o vácuo não ter som, principalmente em produções realísticas. (Dilema que atualmente deixou de existir em produções do cinema fantástico, pois a regra seguida é: O universo ficcional FANTÁSTICO é meu e nele o vácuo terá som.)


'Interestelar' estreia nos cinemas do Brasil amanhã, com cópias legendadas e dubladas, em 2D que inclui salas IMAX. A produção é uma parceria da Warner Bros. Pictures e da Paramount Pictures, em associação com a Legendary Pictures e produção da Syncopy/Lynda Obst Productions.

Nenhum comentário:

Postar um comentário