domingo, 26 de junho de 2016

#ProcurandoDory



Ela está de volta! A peixinha mais esquecida do cinema voltou com seus amigos (antigos e novos) em uma aventura inesquecível, mesmo que ela não vá se lembrar. Em 'Procurando Dory' (Finding Dory, 2016), continuação de 'Procurando Nemo', um ano se passa desde as últimas aventuras de Dory, Marlin e Nemo. E apesar de estar feliz morando com seus novos amigos, Dory sente falta dos pais que começa a se lembrar através de flashbacks de quando ela era apenas um filhote. Pelo fato de sofrer de Perda de Memória Recente, Dory acabou se perdendo de seus pais impossibilitando de encontrá-los. Mas tudo vem a tona através de memórias antes esquecidas e agora resgatadas, fazendo com que Dory vá em busca de sua família e trazendo Marlin e Nemo com ela.

Depois de pegar carona com a tartaruga Crush e sua família eles vão através da correnteza até a Califórnia, onde descobrem que os pais de Dory estão no Instituto de Vida Marinha que é um Centro de Reabilitação de Animais em Quarentena. Apesar de se perder de Nemo e Marlin, quando chegam no Instituto, Dory logo acha um novo amigo, o polvo mal humorado Hank que gosta de se camuflar nos lugares para tentar fugir de lá. No Instituto, Dory também encontra outros amigos como a baleia Destiny e o beluga Bailey.

Dirigido por Andrew Stanton (que também roteirizou a animação), além de Angus MacLane, a nova animação da Pixar, é um filme voltado para diversidade com vários personagens se encaixando nela. Seja por problemas físicos ou mesmo mentais como é o caso de Dory. Assim como aconteceu no primeiro filme que também mostrava a diversidade entre vários dos seus personagens.

O roteiro de Andrew Stanton está tão bom quanto o do primeiro filme, mostrando a história de Dory desde quando ela era uma peixinha e como ela foi se perder de seus pais. A apresentação dos novos personagens é mostrada gradativamente que vão se mesclando aos antigos, já velhos conhecidos do público e por isso tem preferência.


O filme mostra momentos dramáticos e emocionantes, chegando a arrancar lágrimas do público mais sensível, assim como gargalhadas em várias situações cômicas. Além de Hank, que obviamente tem mais destaque entre os novos personagens, a dupla Destiny e Bailey também é muito bem aproveitada no longa, proporcionando cenas hilárias na animação.

A equipe de dublagem nacional destaca o humorista Antonio Tabet, conhecido por ser um dos criadores do Porta dos Fundos. Tabet dubla Hank (que na versão em inglês é dublado por Ed O’Neill), o polvo mal humorado e novo amigo de Dory na nova aventura. Além de Tabet, a apresentadora Marília Gabriela empresta sua voz a locutora do Instituto de Vida Marinho (IVM) gerando cenas hilariantes. Na dublagem americana, temos nomes já conhecidos, além do próprio O’Neill, temos Ellen DeGeneres (que volta a dublar a personagem título Dory), Albert Brooks, Diane Keaton, Idris Elba, Willem Dafoe, Vicky Lewis, Ty Burrel entre outros atores conhecidos do público americano.

Na trilha sonora podemos destacar duas canções como “Unforgettable”, que ganhou uma bela e melódica versão na voz de Sia e a clássica “What a Wonderful World” na inesquecível versão de Louis Armstrong.

'Procurando Dory' apesar de algumas mudanças no roteiro, ainda aborda a temática familiar e a busca em ser aceito mesmo com toda as diversidades que possam aparecer. O filme animado é diversão para toda a família e estreia nos cinemas dia 30 de junho em 3D e 2D, com cópias dubladas e legendadas, e está sendo distribuída no Brasil pela Disney.

NOTA: Não saia assim que o filme terminar, pois têm cenas pós créditos, divertidas, no fim.


Ficha Técnica

Gênero: Animação
Direção: Andrew Stanton, Angus MacLane
Roteiro: Victoria Strouse
Elenco: Albert Brooks, Diane Keaton, Dominic West, Ellen DeGeneres, Eugene Levy, Idris Elba, Terrell Ransom Jr., Ty Burrell, Vicki Lewis, Willem Dafoe
Produção: Lindsey Collins
Fotografia: Jeremy Lasky
Montador: Axel Geddes
Trilha Sonora: Thomas Newman

Leia a Coluna Digital Rio Na Cabine:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cabine

Leia também a Coluna Falando de Cinema:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado

Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário