quarta-feira, 6 de abril de 2016

#OEscaravelhoDoDiabo


O filme nacional 'O Escaravelho do Diabo', dirigido por Carlo Milani, tem o roteiro escrito por Melanie Dimantas e Ronaldo Santos, o qual foi inspirado no livro de mesmo nome, considerado um clássico da literatura infanto juvenil do Brasil, escrito por Lúcia Machado de Almeida.

Seguindo a linha de telefilmes focados no público infanto juvenil, como vários vistos em alguns canais por assinatura com filiais no Brasil, o filme tem um roteiro mais puxado para o fantástico que para a história original de detetive.

Para quem nunca leu o livro o filme tem uma trama de mistério infanto juvenil típica, onde referências do livro 'Silêncio dos Inocentes' de Thomas Harris foram incluída, mas quem conhece a história original, logo percebe que passou longe da obra da Lúcia Machado de Almeida. Mesmo que alguns personagens tenham sido aproveitados e a base dos assassinatos de ruivos ainda seja o foco da história, ao ambientar a trama nos dias atuais (pois se trata de uma história da década de 1950 que foi publicada como uma série de contos na antiga revista 'O Cruzeiro', para só então ter sua primeira publicação como livro na década de 1970) muita coisa mudou; já que os roteiristas não se limitaram apenas em incluir novas tecnologias, como celulares, alterando principalmente a idade de alguns dos personagens.

Enquanto no livro a história tem foco no personagem Alberto, um jovem estudante de medicina que começa a investigar por conta própria a misteriosa morte do irmão, a qual ocorre após ele receber um pacote com um escaravelho. No filme, Alberto (Thiago Rosseti) é um pré adolescente com DDA, que após a morte do irmão mais velho, começa a perturbar o responsável pela investigação, Pimentel (Marcos Caruso), com suas teorias fantásticas sobre um assassino que mata só ruivos, após enviar um escaravelho para a futura vítima. De início ninguém da atenção a teoria do garoto, mas logo outras mortes ocorre na cidadezinha brasileira com maior número de ruivos por metro quadrado e Pimentel começa a acreditar que talvez a teoria de Alberto não seja tão fantástica quanto parece.

Não levando em conta o fato de ser uma adaptação, mas apenas uma história inspirada no livro, 'O Escaravelho do Diabo' deixa o público intrigado para saber quem afinal está matando os ruivos da cidadezinha e o motivo de tanto ódio por eles, sendo até divertido, pois ao baixar a faixa etária dos personagens, colocando-os mais jovens, todo o ar de thriller policial é amenizado e a trama fica com cara de telefilme de canal infanto juvenil. Isso porque a história original, mesmo que tenha sido inspirada em uma famosa publicação da série Vaga-Lume (livros que fazem parte da lista de leitura de muitas escolas no Brasil), tem ares mais sérios que o roteiro do filme.

O elenco também conta com os atores Jonas Bloch, Bruna Cavalieri, Celso Frateschi, Bianca Müller, Thogun Teixeira, Cirillo Luna, Ana Cecília Costa, entre outros.

'O Escaravelho do Diabo' tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para 14 de abril, com distribuição Paris Filmes.


Leia+: COLUNA DIGITAL RIO NA CABINE

Fique ligado em outras das minhas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais no Blog da Digital Rio, leia+: LUCARD


Nenhum comentário:

Postar um comentário