domingo, 30 de agosto de 2015

#BienaldoLivro - Luis Eduardo Matta entre os autores na programação do Cubovoxes

(Foto de Arquivo Digital Rio: Luis Eduardo Matta)

O autor de thrillers nacional e também de livros infantos juvenis, Luis Eduardo Matta, estará entre os autores no Cubovoxes, na Bienal do Livro 2015, no Rio de Janeiro.

O talentoso e querido autor, Luis Eduardo Matta, um dos primeiros parceiros parceiros da Digital Rio, vai falar sobre literatura jovem na Bienal do Livro no próximo fim de semana, em meio a lista de convidados do espaço Cubovoxes, como Eduardo Spohr, Lu Piras, Raphael Draccon e Graciela Mayrink, entre outros.

(Foto de Arquivo Digital Rio: Graciela Mayrink)

Luis Eduardo Matta estará no próximo sábado, dia 5 de setembro, às 15 horas.

Segue a lista completa de autores convidados para o Cubovoxes, localizado no Pavilhão Verde, com data, hora e outras informações.


PROGRAMAÇÃO CUBOVOXES
PAVILHÃO VERDE

03 de setembro
Quinta - Feira
17:00
Livro que vira filme
Carina Rissi
Carina Rissi é um sucesso editorial entre os jovens leitores. Agora, representa uma das primeiras possibilidades concretas de verter literatura brasileira de fantasia em cinema. Nesse encontro, conversamos sobre a novidade para a autora, que representa ver suas histórias representadas na tela grande.

04 de setembro
Sexta - Feira
15:00
Engajamento & Produção Narrativa
Bruno Duarte, Silvana Bahia e Yasmin Thainá
Nem sempre a autoria dos jovens é reconhecida. Mas, os mais jovens são, indiscutivelmente, grandes criadores e produtores de cultura. Nessa conversa encontramos três jovens criadores do Rio de Janeiro, que vêm se despontando com seus trabalhos e sua expressão criativa e engajada, desafiando a tensão de temas como a violência, o conflito étnico-racial e as questões de gênero. Essa sessão foi concebida em parceria com a FLUPP: Julio Ludemir e Ecio Sales.

04 de setembro
Sexta - Feira
17:00
O espadachim Carvão
Afonso Solano
Autor de literautra de fantasia que vem se firmando com várias contribuições a esse universo literário. O curador do Selo Fantasy da LeYa lança o segundo volume de seu universo que tem como protagonista o espadachim de carvão. Um encontro para conhecer melhor o jovem escritor e sua obra.

05 de setembro
Sábado
15:00
Teho medo, mas gosto. Afinal, sentir medo é bom.
Mariana Enríquez e Luiz Eduardo Matta
Nessa sessão encontramos a jovem escritora da Argentina, Mariana Enríquez, e mergulhamos com ela na delícia das histórias para sentir medo, que tanto encantam aos mais jovens e a todos os leitores. É a oportunidade de conhecer melhor a obra e a carreira de uma autora ainda pouco divulgada no Brasil.



05 de setembro
Sábado
17:00
Entre Quadrinhos
Will Conrad
Will Conrad é dos artistas brasileiros mais bem-sucedidos no exterior, consagrado no segmento de quadrinhos de super-heróis, tendo trabalhado para editoras americanas de grande porte, como Dynamite, Marvel, Dark Horse, Top Cow e DC. Nessa sessão conversamos sobre sua trajetória e sobre o sonho de tantos jovens brasileiros de também contribuírem para esses grandes editores e narrativas de alcance mundial.

05 de setembro
Sábado
19:00
De Jovem para jovem
Lu Piras e Graciela Mayrink
Elas fazem grande sucesso com o público de jovens leitores e, além de escreverem bem, também dominam a mobilização digital através das redes sociais e de outros ambientes online. Como a escrita contemporânea se relaciona com as redes sociais e o texto digital? Conheça mais sobre as autoras e suas práticas.

06 de Setembro
Domingo
15:00
Uma idéia na cabeça e a mídia nas mãos: jovens e a cultura digital
Marcus Faustini e Rafael Dragaud
A web 2.0, 3.0, os smartphones, aplicativos, câmeras portáteis e soluções de web publishing contribuíram para a afirmação dessa nova experiência cultural, em que podemos atuar simultaneamente como consumidores e produtores de conteúdo. Viver está diferente. Há uma nova subjetividade, novos hábitos e esferas de produção de identidade. E como ficam os jovens nesse novo tempo? O que pensam? O que querem? O que produzem?

06 de Setembro
Domingo
17:00
Cemitérios de Dragão: Legado Ranger 1
Raphael Draccon
Draccon representa uma das trajetórias recentes de maior destaque, dentre o autores brasileiros que escrevem para o jovem leitor. Nessa edição da bienal o autor volta a encontrar seus leitores, para comentar seus escritos mais recentes e os planos para o futuro.

06 de Setembro
Domingo
19:00
Piada Pronta
Tute e Rafa Campos
Nesse encontro com os cartunistas Tute e Rafa Campos, a proposta é passar a limpo Brasil e Argentina, e pensar sobre a facilidade que os líderes de nossas nações têm de oferecer aos cartunistas matéria-prima de primeira qualidade para quem se dedica a pensar o mundo de forma crítica e com muito humor.

07 de setembro
Segunda-Feira
15:00
Crônica Digital : A narrativa pelo lado de dentro dos acontecimentos
Filipe Peçanha e Rosane Swartman
Os novos narradores transformaram os modos de criar e contar histórias, e os modos de compartilhar suas criações. O Mídia Ninja, no Brasil, é um exemplo de construção de novas narrativas digitais que nascem por dentros dos acontecimentos. Malhação é uma dramaturgia seriada para jovens que acaba de completar 20 anos com mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais. Nossos convidados vão nos ajudar a entender melhor esses fenômenos.

07 de setembro
Segunda-Feira
17:00
Transformando sonho em realidade
Ana Beatriz Brandão
Ela tem apenas 15 anos, publicou 2 livros que começam a fazer muito sucesso e tem vários outros já escritos, esperando para ganharem as prateleiras das livrarias. Descubra o que vai pela mente criativa da jovem escritora e o que ela tem em comum com outros milhares de jovens do país, que também lutam para tornar realidade os seus sonhos.

07 de setembro
Segunda-Feira
19:00
Levante!: Exibição do documentário sobre juventude e mobilização digital no mundo.
Susana Lira e Débora Garcia
Jovens e novas tecnologias formam uma parceria inquestionável. No Brasil e no mundo, nos útlimos anos, o domínio das novas tecnologias é também uma alternativa para a participação social. Nessa sessão, vamos conhecer o documentário "Levante" e conversar sobre as diferentes dimensões dos casos ali retratados, de participação social com forte uso da tecnologia.

08 de Setembro
Terça - Feira
15:00
Família, memória e sociedade
Miriam Leitão e Matheus Leitão
Na história recente do Brasil, muitas mulheres tem se destacado pela intensidade de sua experiência de vida. Nessa sessão, mãe e filho conversam sobre a história do jovem militante política presa e torturada durante a ditadura militar, a profissional conhecida e respeitada, mãe e avó, cujo último talento revelado está na criação de narrativas infantis, poéticas e sensíveis.

08 de Setembro
Terça - Feira
17:00
Professora Escritora
Marina Carvalho
Ela é uma jovem professora de Língua Portuguesa na cidade de Ponte Nova, em Minas Gerais. Está no seu quinto livro, que vendeu mais de 6 mil exemplares em 15 dias. Nessa tarde, vamos conhecer e saber o que mais planeja a autora para a continuação da carreira e descobrir com ela a receita para encantar tantos leitores com sua escrita.

09 de Setembro
Quarta - Feira
15:00
Sociedade, política e criação literária
Gregório Duvivier e Antonio Prata
Quase todo mundo sabe dar palpite sobre futebol, política e outros assuntos que vivem na boca dos brasileiros. Mas poucos tem a verve e o talento da criação literária que parte da dinâmica social. Nesse quesito, Gregório Duvivier e Antonio Prata são jovens mestres. Nesse encontro vamos conhecer melhor como operam suas mentes, seu processo de trabalho e o que lhes interessa.

09 de Setembro
Quarta - Feira
17:00
Novas escritas do corpo e do feminino
Joana Ribeiro, Jeosanny Kim e Ana Paula Lisboa
Já não é mais possível deixar de lado as conversas sobre a condição da mulher. As brasileiras já deram sinal claro do que são capazes. Joana, Jeosanny e Ana Paula se encontram para falar de mulher, sexualidade e relacionamento. Essa sessão foi concebida em parceria com a FLUPP: Julio Ludemir e Ecio Sales.

10 de Setembro
Quinta - feira
15:00
Paraíso perdido: narrativas e universo fantástico
Eduardo Spohr e Braulio Tavares
A literatura fantástica contou com diferentes representantes dentre os autores brasileiros de todos os tempos, mas são pouco conhecidos. Como um dos fenômenos literários mais importantes do mundo contemporâneo, nesse encontro, Eduardo Spohr e Braulio Tavares rememoram escritos fantásticos da literatura brasileira e universal e conversam sobre as tendências contemporâneas desse gênero, enquanto se comemora o lançamento próximo do novo livro do Spohr.

10 de Setembro
Quinta - feira
17:00
Ser mulher agora
Karina Buhr
Atriz, escritora, performer, interprete... É dificil aprisionar a multiplicidade de Karina debaixo de um único rótulo. Nessa sessão, vamos ouvir suas rimas e conversar sobre estar no mundo agora, ser feminina e feminista.

11 de Setembro
Sexta - feira
19:00
Proposta: Jovem Nerd no Cubovoxes
Azaghal e Alottoni
Numa sessão inédita e ao vivo, a dupla que representa o Jovem Nerd faz um balanço literário da Bienal do Livro para seus fãs, no Cubovoxes.

11 de Setembro
Sexta - feira
15:00
O próximo da fila: Desejo Projeto e o mundo do trabalho. Transformando o mundo pelo fazer
Henrique Rodrigues
Jovens têm grande capacidade de mobilização pessoal e coletiva, de se emprenhar para transformar sonhos em projetos, e estes em realidade. No Brasil, inúmeros jovens vêm se destacando pela sua capacidade de protagonizar, empreender e fazer acontecer. Mais acesso à educação é fundamental para isso. Mas, o que mais é preciso?

11 de Setembro
Sexta - feira
17:00
Não se apega não
Isabela Freitas
Sim, essa sessão é pra falar de relacionamentos com uma das pessoas que mais entendem do assunto, porque se interessa muito pelas histórias de amor. Aliás, ela coleciona um monte delas no blog que leva seu nome. Aproveite, compareça, tire todas as dúvidas que te atormentam!

11 de Setembro
Sexta - feira
19:00
Proposta: Jovem Nerd no Cubovoxes
Azaghal e Alottoni
Numa sessão inédita e ao vivo, a dupla que representa o Jovem Nerd faz um balanço literário da Bienal do Livro para seus fãs, no Cubovoxes.

12 de Setembro
Sábado
15:00
Jovem negro morto... Vamos mudar essa notícia?
Flávia Oliveira e Áttila Roque
Pelas páginas dos jornais e revistas, pelas telas da tevê e sites na internet, são incontáveis as notícias sofre o infortúnio dos jovens, os que mais matam e mais morrem no Brasil. Em meio a tudo um revoltante dado de realidade coloca os jovens negros como as vítimas preferenciais da violência. Como compreender esses fatos pelo ponto de vista histórico, social, educacional? Vamos mudar de notícia?

12 de Setembro
Sábado
17:00
Eu me chamo Antônio
Pedro Gabriel
O autor de Eu me chamo Antônio tem aquela capacidade singular de olhar para o mundo de um jeito poético, descobrindo coisas que parecem óbvias, mas que estavam escondidas ali pra que ninguém visse, quer dizer, pra que apenas alguns vissem. Nessa sessão, viaje com o Pedro pelo seu universo particular.

12 de Setembro
Sábado
19:00
Proposta: Jovem Nerd no Cubovoxes
Azaghal e Alottoni
Numa sessão inédita e ao vivo, a dupla que representa o Jovem Nerd faz um balanço literário da Bienal do Livro para seus fãs, no Cubovoxes.

13 de Setembro
Domingo
15:00
Redução da maioridade penal: Pra quem? Para o que?
Alessandro Moon
Uma das discussões que mais mobilizam os jovens brasileiros envolve o projeto de emenda constitucional para redução da maioridade penal. Numa situação polêmica, uma das propostas acabou aprovada na Câmara dos Deputados e agora segue sendo discutida no Senado Brasileiro. Afinal, como podemos entender as mudanças que estão sendo propostas? Que impactos trarão? O que pensam os jovens?

13 de Setembro
Domingo
17:00
O fã Cara a Cara
Josh Malerman
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Nessa sessão conhecemos mais sobre o autor e sua obra de estreia.

SOBRE O EVENTO

17ª Bienal Internacional do Livro Rio de Janeiro
03 a 13 de Setembro de 2015

Local do evento: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca 22780-160 – Rio de Janeiro – RJ)
Datas e Horários: Dia 3 de setembro: 13h às 22h; Dias de semana: 9h às 22h; Fins de semana: 10h às 22h; Dia 7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Valor do ingresso: R$ 16,00 (Inteira); R$ 8,00 (Meia-Entrada).
Site: www.bienaldolivro.com.br


Outras notícias sobre a Bienal do Livro RJ 2015, leia: BIENAL RIO 2015

Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Fonte: Assessoria Evento/Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário