sábado, 22 de agosto de 2015

#BienaldoLivro - Programação do Café Literário

O Café Literário, entre os espaços da programação oficial, sempre concorrido e permanece com seus debates dedicados a todos os aspectos da cultura.

Rodrigo Lacerda estreia como curador e, entre muitos outros temas, vai colocar em pauta as relações do Rio de Janeiro com as letras - será uma das homenagens da Bienal aos 450 anos da cidade. O espaço, que nessa edição terá uma área especial para autógrafos, vai celebrar grandes autores - de Mario de Andrade a João Ubaldo Ribeiro - e colocar em pauta temas atuais como a polêmica das biografias e a crise econômica. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo é editor e escritor premiado, já tendo recebido dois Jabutis.

(Foto Arquivo Digital Rio.)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CAFÉ LITERÁRIO 2015
PAVILHÃO 3 - AZUL

03 de setembro
Quinta - feira
11:30
A Olimpíada Carioca: Planos para a cidade
Helena Celestino
Prefeito Eduardo Paes
O prefeito Eduardo Paes vai falar sobre o projeto Olímpico da cidade do Rio de Janeiro, discorrendo sobre os preparativos em andamento, as intervenções urbanísticas e seu legado para a vida do carioca.

03 de setembro
Quinta - feira
18:30
Rio 450: Histórias da Cidade
Paulo Roberto Pires
Antonio Edmilson Martins Rodrigues, Nireu Cavalcanti, e Alberto Mussa
Dois historiadores e um romancista, todos grandes conhecedores da história da cidade do Rio de Janeiro, conversam sobre as transformações na vida e na cultura cariocas ao longo dos séculos.

04 de setembro
Sexta - Feira
17:30
Boa vizinhança: Para conhecer a história de São Paulo
Merval Pereira
Roberto Pompeu de Toledo, Jorge Caldeira
A partir da história da cidade de São Paulo e de seus principais personagens, dois experts no assunto abordam temas como a consolidação do projeto republicano e a evolução da imprensa moderna no Brasil. Um gesto de confraternização e amizade da Bienal Rio aos nossos vizinhos paulistas.

04 de setembro
Sexta - Feira
19:00
Nova Prosa Argentina
Joca Reiners Terron
Mariana Enriquez , Martín Kohan, e Maria Moreno
Dois romancistas e uma grande autoridade da crítica literária argentina falam dos caminhos da nova literatura do país, com a mediação de um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil.

05 de setembro
Sábado
11:00
Livros-Caixa: A literatura de negócios
Mara Luquet
Gustavo Cerbasi, Alexandre Teixeira, e Malu Gaspar
Constatar as aspirações por um novo capitalismo, entender as regras para o sucesso profissional e analisar a trajetória de empresários como Eike Batista são estratégias diferentes de um mesmo talento: o de aproximar o leitor comum do mundo dos negócios.

05 de setembro
Sábado
13:30
Por que Shakespeare no Brasil de hoje?
Rodrigo Lacerda
Gustavo Franco, Pedro Bial, e José Roberto de Castro Neves
Certos autores do passado têm o poder incomum de se perpetuar no imaginário contemporâneo, e Shakespeare certamente é um deles. O que ele tem a nos dizer sobre os nossos dias, e sobre o homem do séc. XXI, é o tema da mesa que reúne um economista, um advogado e um jornalista, todos destacados em suas respectivas áreas e conhecedores de sua obra.

05 de setembro
Sábado
15:30
Alice no Brasil das Maravilhas: 150 Anos de uma personagem
Katia Canton
Adriana Peliano, Gisele Gomes Maia, Jorge Furtado
Alice, a personagem de Lewis Carroll, faz aniversário e continua atraindo crianças, jovens e adultos. Ilustradores, estudioso e tradutores do clássico livro desvendam os mistérios que permitem um público tão amplo e tão fiel.

05 de setembro
Sábado
18:30
A questão da segurança pública no Rio de Janeiro
Paula Miraglia
José Mário Beltrame, e José Marcelo Zacchi
A questão da segurança no Rio de Janeiro é uma chave para melhorar a qualidade de vida do carioca. Alguns dos maiores especialistas discutem os rumos das políticas públicas na área, os avanços já obtidos e o que ainda é necessário fazer.

05 de setembro
Sábado
20:00
Viva o Povo Brasileiro: Homenagem a João Ubaldo Ribeiro
Juva Batella
João Carlos Teixeira Gomes, Cacá Diegues, e Rodrigo Lacerda
Em julho de 2014, o Brasil perdeu um de seus mais importantes autores da literatura contemporânea, o romancista, contista e cronista João Ubaldo Ribeiro. Sua trajetória pessoal e suas obras-primas serão tema de uma conversa entre amigos e estudiosos de seu trabalho.

06 de Setembro
Domingo
12:00
O Pequeno Príncipe está no Brasil
Gisele Eberspächer
Monica Cristina Correia, Geraldo Carneiro, e Ana Paula Pedro
Ao se completarem 70 anos da morte do autor de O pequeno príncipe, Étienne de Saint-Exupéry, uma nova safra de traduções e lançamentos relativos ao grande clássico chegaram às livrarias brasileiras. Nessa conversa entre especialistas e tradutores, serão debatidos o sopro poético, a simbologia e as circunstâncias históricas da produção do livro e da passagem do autor pelo Brasil.

06 de Setembro
Domingo
15:30
O Brasil em Crise
Mauro Ventura
César Benjamim, e Jean Wyllys
Crise na economia, na política e, em vários aspectos, na própria sociedade brasileira. Dois dos mais interessantes representantes da esquerda nacional na atualidade discutem as causas do múltiplo impasse, e as soluções até agora propostas.

06 de Setembro
Domingo
18:30
O Movimento nos Quadrinhos
Alexandre Barbosa de Souza
Gabriel Bá
Quadrinistas de Rio e São Paulo se encontram para conversar sobre o

06 de Setembro
Domingo
20:00
O Povo na Rua: As manifestações populares de 2013 para cá
Daniel Benevides
Luize Tavares, João Gabriel de Lima, Gustavo Gesteira Costa
Desde 2013, à direita e à esquerda, as manifestações passaram a influir na agenda nacional. Quais os rumos desses movimentos de massa, e que relação pode existir entre eles e a política institucionalizada, são alguns dos temas de uma conversa entre representantes dos movimentos Passe Livre e Vem Pra Rua, e também da imprensa.

07 de setembro
Segunda-Feira
11:00
Investigando o Romance Policial
Carlos Marcelo Carvalho
Raphael Montes, e Rodrigo Garcia Lopes
Dois autores brasileiros, especialistas na área, discutem suas respectivas técnicas de elaboração dos mais intrincados casos da literatura policial.

07 de setembro
Segunda-Feira
13:30
Senta a Pua! 70 Anos da II Guerra Mundial
Arthur Dapieve
William Waack, Paulo Gurgel Valente, César Campiani Maximiano
Ao se completarem os 70 anos do término da II Guerra Mundial, vários lançamentos, de ficção e não-ficção, chegaram ao mercado brasileiro. A participação brasileira no conflito, os dramas de vida e morte e a herança política do período serão discutidos por especialistas no assunto.

07 de setembro
Segunda-Feira
15:30
70 Anos Sem Mário de Andrade
Manya Millen
Eduardo Jardim, e Sérgio Miceli Pessoa de Barros
O maior intelectual brasileiro do século XX, e talvez de todos os tempos, Mário de Andrade terá discutidos seu legado e sua obra, numa conversa entre o filósofo Eduardo Jardim e o sociólogo Sergio Miceli, dois importantes estudiosos do modernismo brasileiro.

07 de setembro
Segunda-Feira
17:30
Epopéias Brasileiras
Rodrigo Elias
Laurentino Gomes
Mestre na arte de narrar a história do Brasil para o grande público, e autor de três best sellers indiscutíveis sobre momentos-chave da nossa história, Laurentino Gomes é entrevistado pelo editor da Revista de História da Biblioteca Nacional.

07 de setembro
Segunda-Feira
19:30
Ditadura e Literatura
Marcelo Pimentel Lins
Míriam Leitão, e Edney Silvestre
De que maneira a literatura trabalha o conteúdo histórico? Ela pode ajudar a exorcizar os grandes traumas de uma nação? Esses e outros assuntos serão tratados pelos jornalistas e romancistas Edney Silvestre e Míriam Leitão.

09 de Setembro
Quarta-Feira
19:00
Rio 450 Anos: O Rio deJaneiro nas Letras de Música
Hugo Sukman
Rosa Maria Araujo, Frederico Coelho, e Wagner Homem
O Rio de Janeiro sempre inspirou compositores e letristas. Mas a imagem da cidade que aparece nos diferentes gêneros musicais nem sempre é a mesma. Esse é o tema de uma conversa entre grandes conhecedores da música inspirada pela paisagem natural e social cariocas.

10 de Setembro
Quinta - feira
18:00
O Papel Está na Moda, e Vice-Versa
Maria Prata
Ronaldo Fraga, Iesa Rodrigues, e Márcia Disitzer
O mundo da moda e o mundo editorial vivem atualmente um momento de simbiose. Nunca tantos livros sobre o assunto foram publicados. Estilistas e estudiosos da moda discorrerão sobre o porquê dessa paixão, e as estratégias possíveis para se abordar o assunto sob a forma de texto.

10 de Setembro
Quinta - feira
20:00
Como Virar Escritor:
A Carpintaria das Oficinas Literárias
Bia Correa do Lago
Rosangela Petta, Luiz Antônio Assis Brasil, e Paulo Henriques Britto
Recentemente, as oficinas literárias se multiplicaram pelo Brasil, e toda uma nova geração de escritores passou por alguma delas antes de publicar seu primeiro livro. O ensino de técnicas narrativas é, em si, uma arte, e merece ser discutido e difundido.

11 de Setembro
Sexta - feira
16:00
Feito de Homens e Livros: A Formação de Leitores no Brasil
Dolores Prades
Tânia Rosing, Julio Ludemir, Marisa Lajolo, Ignácio Loyola Brandão, e Volnei Canônica
A recente extinção da Jornada Literária de Passo Fundo, a mais bem sucedida experiência brasileira de transformação de uma realidade social por meio dos livros, abalou a todos que trabalham na área. Antigos colaboradores da Jornada e especialistas no tema discutem os novos rumos do esforço de promoção do hábito da leitura no país.

11 de Setembro
Sexta - feira
18:30
Enciclopédias Cariocas: Nelson Rodrigues/João do Rio/João Antônio
Mona Dorf
Sônia Rodrigues, Rodrigo Lacerda e Graziela Betting
Três escritores célebres e perdidamente apaixonados pelo povo e pela cidade do Rio de Janeiro, cada um a sua moda. Especialistas em suas respectivas obras debatem sobre seus livros e suas diferentes formas de se relacionar com a cidade.

11 de Setembro
Sexta - feira
20:30
Jornalismo Cultural: Modo de Usar
Mona Dorf
Rogério Pereira, Robinson Borges, e Paulo Roberto Pires
Representantes de três dos melhores veículos da imprensa cultural do país – o jornal Rascunho, o suplemento cultural do jornal Valor Econômico e a revista Serrote – dabtem sobre os rumos do jornalismo cultural no Brasil e no mundo.

12 de Setembro
Sábado
11:00
Rio 450 anos: Vida cotidiana no Rio de Janeiro
Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Jacques Leenhardt e Mary del Priore
A vida cotidiana na cidade do Rio de Janeiro, recuperada por meio de documentos históricos e das imagens de Jean-Baptiste Debret. Dois historiadores, Mary del Priore e Jacques Leenhardt, falam sobre como era viver na capital carioca no século XIX.

12 de Setembro
Sábado
13:30
Os Bastidores das Biografias
Italo Moriconi
Julio Maria, Clóvis Bulcão, e Gustavo Binenbojm
Enquanto o Supremo Tribunal Federal decidia a favor das biografias não-autorizadas, Elis Regina e o esplendor da família Guinle ressurgiam nas páginas de novos livros. Dois biógrafos profissionais juntam-se a um advogado especialista no assunto para discutir os novos rumos das biografias.

12 de Setembro
Sábado
15:30
Rio 450 Anos : O Rio na Memória de Ruy Castro
Heloísa Seixas
Ruy Castro
O maior memorialista da cidade, de seus personagens e modos de viver, Ruy Castro é entrevistado aqui, sobre o conjunto de sua obra, pela escritora Heloísa Seixas.

12 de Setembro
Sábado
17:30
Grandes Lançamentos
Valéria Lamengo
Marcelo Rubens Paiva, Paulo Scott, e Ronaldo Correia de Brito
Três grandes autores da literatura contemporânea falam de seus livros mais recentes, compondo um retrato da ficção contemporânea com representantes do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

12 de Setembro
Sábado
19:30
Matrizes Culturais Brasileiras
Alberto Dines
Luiz Eduardo Soares, e Lili Schwarcz
Uma discussão sobre os elementos formadores da sociedade e da cultura brasileiras, entre dois grandes antropólogos do Brasil atual e com mediação do jornalista Alberto Dines.

13 de Setembro
Domingo
12:00
Com a Palavra, As Imagens: O Papel Narrativo das Ilustrações
Ilan Brennan
Clarice Freire, Rui de Oliveira, e Bianca Mol
Três gerações de ilustradores brasileiros se encontram para debater a função narrativa das imagens, seja em aliança com o texto ou compondo um enredo exclusivamente visual.

13 de Setembro
Domingo
15:00
Ferreira Gullar: Poesia e Prosa
Eucanaã Ferraz
Ferreira Gullar
Uma sessão dedicada à obra do grande Ferreira Gullar, em todas as suas vertentes: poesia, crônica, memórias e crítica de arte.

13 de Setembro
Domingo
17:30
Tocando no papel:
No Embalo dos livros sobre discos
Sílvio Essinger
Mauro Gaspar, Charles Gavin, Arthur Dapieve, e Dado Villa-Lobos
Como transformar o prazer da fruição musical em prazer de ler? Como exprimir em palavras a sensação provocada por uma música? Organizadores de livros especializados, críticos musicais e músicos profissionais debatem essas questões e muitas outras.

13 de Setembro
Domingo
19:30
Noel Rosa e Cartola:
O Samba do Rio
Maria Lúcia Rangel
Luiz Ricardo Leitão, Denilson Monteiro, e João Máximo
A obra e a vida de dois grandes mestres do samba carioca, Noel e Cartola, analisados e cultuados por seus melhores biógrafos e estudiosos.


SOBRE O EVENTO

17ª Bienal Internacional do Livro Rio de Janeiro
03 a 13 de Setembro de 2015

Local do evento: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca 22780-160 – Rio de Janeiro – RJ)
Datas e Horários: Dia 3 de setembro: 13h às 22h; Dias de semana: 9h às 22h; Fins de semana: 10h às 22h; Dia 7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Valor do ingresso: R$ 16,00 (Inteira); R$ 8,00 (Meia-Entrada).
Site: www.bienaldolivro.com.br


Outras notícias sobre a Bienal do Livro RJ 2015, leia: BIENAL RIO 2015

Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Fonte: Assessoria Evento/Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário