sexta-feira, 21 de agosto de 2015

#BienaldoLivro - Atrações #BienalRio dos espaços temáticos e país homenageado

Autores internacionais confirmados e homenagem aos 80 anos de Maurício de Sousa

(Foto Arquivo Digital Rio.)

Homenagem a Mauricio de Sousa

A presença de Mauricio de Sousa também está garantida. Comemorando seus 80 anos em plena Bienal, ele é o autor homenageado desta edição e vai inspirar ações especiais durante o evento por meio de sua trajetória e seus personagens. Ele recebe ainda o Prêmio José Olympio, oferecido a cada dois anos pelo SNEL a personalidades e entidades empenhadas na promoção da leitura.

Lista de Autores

Anna Todd é uma escritora que vive em Austin, no Texas, com seu marido, com quem se casou um mês depois de se formar no ensino médio. Entre os três períodos em que ele serviu no Iraque, ela teve empregos em lojas de maquiagem e escritórios da Receita Federal americana. Anna sempre foi uma leitora ávida, fã de boy bands e de livros românticos. Está vivendo um sonho desde que conseguiu combinar as três coisas e tornar-se escritora.

Colleen Hoover vive no Texas, com o marido e os três filhos. Autora de Slammed e Point of retreat, ambos na lista de mais vendidos do New York Times, pode ser encontrada em www.colleenhoover.com.

Colleen Houck é uma leitora ávida que adora livros de ação, aventura, ficção científica e romance. Estudou na Universidade do Arizona e trabalhou como intérprete de língua de sinais durante 17 anos. Ela mora em Salem, no Oregon, com o marido e um tigre branco de pelúcia.

David Nicholls nasceu em 1966, em Hampshire, Inglaterra. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa da American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough, West Yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor da rede de livrarias Waterstone’s, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou à edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpático, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA.

Jacques Leenhardt filósofo e crítico, é diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris-França) e presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte. Publicou de diversos livros sobre artistas modernos e contemporâneos.

Jeff Kinney nascido em 1971, é autor de um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos – o infanto-juvenil Diário de um banana. Os nove volumes da série publicados até agora já venderam 150 milhões de exemplares no mundo e 5 milhões no Brasil.

Joseph Delaney mora em Lancashire, Inglaterra, com sua mulher. Tem três filhos e quatro netos. Sua casa fica no coração do território dos ogros, e em sua aldeia há um deles conhecido como Bate-Portas, enterrado sob a entrada de uma casa próxima à igreja.

Josh Malerman é cantor e compositor da banda de rock High Strung. Filho do meio, Malerman gosta de escrever ao som de trilhas sonoras de filmes de terror, como Grito de horror e Creepshow - Arrepio de medo. Ele mora em Ferndale, Michigan, com a noiva. Caixa de pássaros é seu romance de estreia.

Julia Quinn começou a trabalhar em seu primeiro romance um mês depois de terminar a faculdade e nunca mais parou de escrever. Seus livros já atingiram a marca de 8 milhões de exemplares vendidos, sendo 3,5 milhões da série Os Bridgertons. É formada pelas universidades Harvard e Radcliffe. Seus livros já entraram na lista de mais vendidos do The New York Times e foram traduzidos para 26 idiomas. Foi a autora mais jovem a entrar para o Romance Writers of America’s Hall of Fame, a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos, e atualmente mora com a família no Noroeste Pacífico.

Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém, cresceu em Los Angeles e se formou na Universidade de Yale. Mora atualmente em Hollywood, onde se entrega à sua paixão pelo glamour, em sua outra identidade profissional, como a maquiadora artística L.B. Benson. De vez em quando, ela também canta com sua banda, a Captain Automatic. Autora da aclamada trilogia Grisha, ela foi considerada uma das seis melhores autoras estreantes de 2012 pelo comitê New Voices da American Booksellers Association, e também ganhou uma indicação ao prêmio Abraham Lincoln Award e ao Indie Next List Selection.

Pedro Chagas Freitas escreve romances, novelas, contos, crônicas, roteiros, letras de música e textos publicitários. Publicou mais de duas dezenas de obras. Está na lista dos mais vendidos de 2014 em Portugal. Estudou linguística e criou jogos didáticos para estimular a produção escrita. Foi salva-vidas, barman, operário fabril, porteiro de discoteca e jogador de futebol.

Raymond E. Feist é um dos nomes mais importantes de todos os tempos no que diz respeito à literatura fantástica. Nasceu no Sul da Califórnia e vive em San Diego. Estudou na Universidade de San Diego, onde se licenciou com honras em Ciencias da Comunicação em 1977. Tendo sido traduzido em mais de 23 países, O mago é a sua primeira obra-prima e a base para toda a sua vasta obra, que está constantemente nas listas de bestsellers de jornais como New York Times e Times of London. Quando não está escrevendo, Raymond é um colecionador de DVDs, estudioso da história do futebol, fã de ilustração e um grande apreciador de bons vinhos.

Sophie Kinsella é escritora e ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira. É autora da série Os delírios de consumo de Becky Bloom.

Autores da Argentina, país homenageado

Diana Bellessi (Santa Fe, 1946)
Estudou filosofia na UNL; entre 1969-75 percorreu a pé o continente e coordenou oficinas em prisões de Buenos Aires, experiência encarnada no livro Paloma de contrabando (1988). Publicou: Destino y propagaciones (1970); Crucero ecuatorial (1981); Tributo del mudo (1982); Contéstame, baila mi danza (seleção e tradução de poetas norteamericanas, Último Reino, Buenos Aires, 1984 -reeditado em versão ampliada por Angria, Caracas, 1995, sob o nome de Diez poetas norteamericanas-); Danzante de doble máscara (1985); Eroica (1988); entre outros trabalhos. Em 2011 obteve o Prêmio Nacional de Poesia.

Mariana Enríquez (Buenos Aires, 1973)
É formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Universidade Nacional de La Plata, trabalha como subeditora do caderno Radar do jornal Pagina/12 e é docente da Especialização em Jornalismo Cultural da UNLP. Publicou as novelas Bajar es lo peor (1995) e Cómo desaparecer completamente (2004), a coleção de contos Los peligros de fumar en la cama (2009), a nouvelle Chicos que vuelven (2010), entre outros trabalhos. Suas narrativas apareceram em antologias do Chile, México, Espanha, Bolívia, Equador, Peru e Estados Unidos. Parte de sua obra foi traduzida para o alemão, para o inglês e para o italiano.

Inés Garland (Buenos Aires, 1960)
Trabalhou como roteirista de documentários de arte, escritora fantasma, entrevistadora freelance e editora de uma revista. Publicou: El rey de los centauros (2006) Una reina perfecta (2008), livro de narrativas que foi premiado pelo Fundo Nacional das Artes. O conto Una reina perfecta foi traduzido para o inglês e publicado no número de aniversário da National Welsh Review (2013). La arquitectura del océano (2014) El jefe de la manada (2014). Várias de suas narrativas fazem parte de antologias em distintos países do mundo. Sua narrativa El perro viejo está incluída na antologia de narrativa argentina publicada no Brasil Contos en Trânsito (Alfaguara). Foi traduzido para o alemão, para o francês e para o italiano. Com este romance Garland foi a primeira autora hispanoparlante a receber o Deutscher Jugendliteraturpreis, um dos prêmios mais importantes do mundo editorial na Europa. Ensina escrita criativa na Argentina e no Chile.

Mempo Giardinelli (Chaco, 1947)
Nasceu e mora no Chaco, no Nordeste da Argentina. Exilado no México entre 1976 e 1984, em sua volta fundou e dirigiu a revista "Puro Cuento". Sua obra literária está traduzida em mais de 20 idiomas e recebeu importantes reconhecimentos, dentre eles o Prêmio Rómulo Gallegos 1993 e o Pregonero de Honor 2007. Na Espanha ganhou o Grandes Viajeros 2000, entre outros prêmios recebidos. É autor de uma dezena de novelas, as mais conhecidas são Luna caliente, La revolución en bicicleta, Santo Oficio de la Memoria, Imposible equilibrio, entre outras. Seu mais recente romance publicado é: ¿Por qué prohibieron el circo? (2013). É Doutor Honoris Causa da Universidade de Poitiers, França. Fundou e preside uma fundação dedicada ao fomento da leitura.

Noé Jitrik (Buenos Aires, 1928)
Diretor do Instituto de Literatura Hispano-Americana da Faculdade de Filosofia e Letras (UBA). Foi professor nas Universidades de Córdoba, Buenos Aires, Besançon, no Colégio do México, UNAM, Bloomington (Indiana), Río Piedras (Porto Rico), Califórnia (Irvine). É Doutor Honoris Causa na Universidade Autônoma de Puebla (México), Universidade da República (Uruguai) e Universidade Nacional de Cuyo, além de Professor Honorário em várias universidades, Buenos Aires, Los Andes (Venezuela) e Resistencia. Seu primeiro livro, Feriados, de poesia, foi publicado em 1956. Sucessivamente foi publicando quase ininterruptamente livros de poesia, alternando com ensaios sobre literatura e, mais tarde, teoria literária, até seu primeiro livro de narrativas, La fisura mayor, em 1967. A partir de então, foram narrativas, romances, ensaios literários, poesia, ensaios históricos até alcançar várias dezenas de textos.

Tamara Kamenszain (Buenos Aires, 1947)
Estudou o curso de filosofia. Entre 1979 e 1983 esteve radicada no México DF, onde atuou como coordenadora das oficinas de poesia para bolsistas INBA-FONAPAS. Desde o início, sua vocação literária esteve dividida entre o ensaio e a poesia. Seus livros de poemas são De este lado del Mediterráneo (1973), Los No (1977), La Casa Grande (1986), Vida de living (1991), Tango Bar (1998), El ghetto (2003), Solos y solas (2005), El eco de mi madre (2010) e o volume da Obra Reunida intitulada La novela de la poesía (2012) que inclui, entre outros. Recebeu por sua obra múltiplos reconhecimentos entre os quais se destacam o Prêmio à Trajetória Rosa de Cobre, outorgado pela Biblioteca Nacional da Argentina (2014), o Prêmio da Crítica da Feira do Livro de Buenos Aires ao melhor livro do ano concedido à La novela de la poesía (2013), entre outros prêmios. Seus livros foram total ou parcialmente traduzidos para o inglês, francês, português, alemão e italiano.

Martín Kohan (Buenos Aires, 1967)
Ensina teoria literária na Universidade de Buenos Aires e na Universidade Nacional da Patagônia. Publicou quatro livros de ensaio: Imágenes de vida, relatos de muerte. Eva Perón, cuerpo y política (em parceria) (1998), Zona urbana. Ensayo de lectura sobre Walter Benjamin (2004), entre outros.

María Moreno (Buenos Aires, 1947)
Iniciou-se como jornalista no jornal La opinión. Participa do jornal Sur e das revistas Babel e Fin de Siglo. É narradora e crítica cultural. Foi secretária de redação do jornal Tiempo Argentino onde criou o caderno La Mujer e fundou a revista Alfonsina, primeiro jornal feminista do período democrático. Escreveu o romance El affair Skeffington (1992), e os livros de não ficção El petiso orejudo (1994), A tontas y a Locas (2001), El fin del sexo y otras mentiras (2002), Vida de vivos (2005), entre outros. Recebeu o Prêmio NEXO, por seu trabalho antidiscriminatório através de seus artigos sobre minorias sexuais e obteve a bolsa Gugghengeim para pesquisar sobre política e sexualidade nas militâncias dos anos setenta. Também recebeu o prêmio para a trajetória da Agenda das Mulheres e o prêmio para a trajetória Lola Mora, concedido aos jornalistas que lutam pela equidade de gênero. Atualmente coordena uma oficina de crônica jornalística.

Sergio Olguín (Buenos Aires, 1967)
Em 1998 publicou o livro de contos Las griegas e em 2002 seu primeiro romance, Lanús. Depois apareceram os romances Filo (2003), El equipo de los sueños (2004) e Springfield (2007). Ganhou o Prêmio de Romance de Tusquets Editores 2009 com Oscura monótona sangre. Seu livro infantil Cómo cocinar un plato volador (2011) foi reconhecido com o White Ravens 2013 concedido pela Internationale Jugendbibliothek (Munich, Alemanha). Seus livros foram traduzidos para o alemão, francês e italiano. Em sua extensa trajetória como jornalista fundou a revista de cultura V de Vian. Foi cofundador e o primeiro diretor da revista de cinema El Amante. Seus artigos apareceram nos jornais Página/12, La Nación, Crítica de la Argentina, e El País de Montevideo. Editou, dentre outras, as antologias Los mejores cuentos argentinos (1999), La selección argentina (2000) e Perón Vuelve, entre outros. Atualmente é chefe da redação da revista cultural Lamujerdemivida.

Claudia Piñeiro (Buenos Aires, 1960)
Em 1983 se formou contadora pela Universidade de Buenos Aires, profissão que exerceu durante dez anos antes de se dedicar por completo à escrita, que exerce como romancista, dramaturga, roteirista de TV e jornalista. É autora dos romances Tuya (2005); Las viudas de los jueves (2005), que recebeu o Prêmio Clarín de Romance e já vendeu milhares de exemplares, transformando-se em um clássico popular; Elena sabe (2007), prêmio LiBeraturpreis; Las grietas de Jara (2009), prêmio Sor Juana Inés de la Cruz; entre outros. Publicou também as narrativas para crianças Un ladrón entre nosotros (2000), prêmio Ibero-americano Fundalectura-Norma, e Serafín, el escritor y la bruja (2005). Sua obra de teatro Cuánto vale una heladera foi estreada no início do ciclo Teatro pela Identidade 2004 e publicada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia. Seu drama Un mismo árbol verde foi candidato aos prêmios Florencio Sánchez e María Guerrero, e ganhou o prêmio ACE 2007. Muitos de seus romances foram levados ao cinema, como Las viudas de los jueves e Betibú. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês, alemão, italiano e muitas outras línguas por importantes editoras.

Eduardo Sacheri (Buenos Aires, 1967)
Professor e formado em História, exerce a docência universitária e secundária. Publicou os livros de narrativas Esperándolo a Tito (2000), Te conozco, Mendizábal (2001), Lo raro empezó después (2004), Un viejo que se pone de pie (2007), Los dueños del mundo (2012) e La vida que pensamos (2013); entre outros. La pregunta de sus ojos foi levada ao cinema por Juan José Campanella com o nome El secreto de sus ojos, filme que se transformou em um dos filmes mais bem sucedidos da história do cinema argentino. Aráoz y la verdad foi adaptada para o teatro. Suas narrações
foram publicadas em meios gráficos da Argentina, da Colômbia e da Espanha, e
incluídas pelo Ministério da Educação da Nação em suas campanhas de estímulo à leitura.

Luciano Saracino (Buenos Aires, 1978)
Tem mais de sessenta livros editados ao longo do mundo (romances, contos, cartuns, álbuns ilustrados para crianças, ensaios, poemas) e cerca de duzentos roteiros televisivos emitidos por diferentes canais de seu país. Sua obra literária foi publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, português, catalão, russo, coreano, sérvio, grego e alemão, obtendo em 2006 o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Álbum Infantil Ilustrado “Ciudad de Alicante” (Espanha) por seu livro Cuento Hasta Tres (Espanha), o Prêmio ALIJA 2013 para o Melhor Cartum para Crianças pelas Aventuras de Fede y Tomate Vol. Em 2010 uma narração de sua autoria foi incluída na Antologia do Conto Infantil Argentino do Século XX (realizada pela Presidência da Nação em razão do Bicentenário da Pátria).Foi convidado a dar congressos sobre narrativa no Chile, no Uruguai, no Brasil, no Peru, na Venezuela, no México, na Espanha, na França, em Taiwan e diversas
cidades da República Argentina.

Silvia Schujer (Buenos Aires, 1956)
Estudou no professorado de Literatura, Latim e Castelhano e assistiu a numerosos cursos de aperfeiçoamento na área das letras. Foi diretora do caderno infantil do jornal La voz e participou de diferentes meios gráficos. Desenvolveu uma importante atividade voltada para as crianças na Secretaria de Direitos Humanos do grêmio de imprensa e coordenou a área de difusão no departamento de literatura infantil e juvenil da Editora Sudamericana. Tem mais de 70 livros publicados como Cuentos y chinventos pelo qual obteve o Prêmio Casa das Américas em 1986; Las visitas, pelo qual recebeu o 3º. Prêmio Nacional de Literatura e integrou a Lista de Honra Ibby em 1994; entre outros premiados. No ano de 2006 obteve o Prêmio Fundalectura pelo livro Hugo tiene hambre e em 2004 e 2014, o diploma Konex à trajetória no campo da literatura infantil e juvenil, respectivamente.

Tute (Buenos Aires, 1974)
Seu nome é Juan Matías Loiseau. Estudou design gráfico, humorismo e cinema. Desde 1999 publica no jornal La Nación e uma página em sua revista dominical. Na contracapa do jornal publica o quadro Tutelandia. É o criador de Batu, o personagem da charge que já tem cinco livros e que foi para a tela em anúncios, e de Trifonia & Baldomero. Seus desenhos também são publicados em jornais do exterior (México, Colômbia, Peru, Nicarágua, Equador, Honduras, Porto Rico, Panamá e Estados Unidos). No cinema realizou dois curtas-metragens: El Ángel de Dorotea (18 min., 2005) premiado em festivais da Argentina e da Espanha, e Abismos (25 min., 2006) premiado na Argentina e no Chile. No mundo da música escreveu canções de distintos gêneros. Editou junto com o cantor Hernán Lucero o CD Tangos Nuevos e atualmente prepara um novo CD com canções próprias, interpretadas por músicos que admira. Também realizou a arte gráfica de vários CDs. Participou de amostras individuais e coletivas tanto no país quanto no exterior. Publicou Tute (2007), Tute de bolsillo (2007), Araca, corazón! (2008), Batu 1 al 5, Tuterapia (2012), El amor es un perro verde (2013), Trifonia & Baldomero 1 (2013), Trifonia & Baldomero 2 (Sudamericana, 2015), Dios, el hombre, el amor y dos o tres cosas más (2014) com prólogo de Quino. Atualmente conduz o ciclo televisivo Tutelandia.


SOBRE O EVENTO

17ª Bienal Internacional do Livro Rio de Janeiro
03 a 13 de Setembro de 2015

Local do evento: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca 22780-160 – Rio de Janeiro – RJ)
Datas e Horários: Dia 3 de setembro: 13h às 22h; Dias de semana: 9h às 22h; Fins de semana: 10h às 22h; Dia 7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Valor do ingresso: R$ 16,00 (Inteira); R$ 8,00 (Meia-Entrada).
Site: www.bienaldolivro.com.br


Outras notícias sobre a Bienal do Livro RJ 2015, leia: BIENAL RIO 2015

Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Fonte: Assessoria Evento/Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário