sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Radiola Literária estreia programa especial na Digital Rio Online

ATUALIZADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 2014.

Após a pré estreia da nova temporada do Radiola Literária, que não trata-se da terceira, mas uma especial, junto as comemorações do Halloween na Digital Rio Online ao vivo, temos a estreia oficial dos inéditos desta temporada especial do programa de William Gonçalves para 2014.

A novidade também conta com uma cara nova para o blog: http://radiolaliteraria.blogspot.com.br/


Para especial estreia, Anny Lucard fez uma entrevista exclusiva com o criador do programa Radiola Literária, para a Digital Rio onde ele fala um pouco de seu trabalho.

ENTREVISTA COM WILLIAM GONÇALVES


ANNY LUCARD: Como surgiu a ideia para o programa Radiola Literária?

WILLIAM GONÇALVES:
"Conheci a rádio Digital Rio através do programa 'Contos Sobrenaturais', que dentre outras coisas trazia a narração de contos ligados a essa temática. Entrei em contato com a produção e apresentei alguns aúdiocontos que eu havia produzido em 2011 para um projeto pessoal de podcast chamado 'Contos do Sinistro', que tratou-se apenas de uma pequena experimentação minha. Os áudiocontos chamaram a atenção da produção da rádio, e fui convidado a colaborar com a gravação de contos em áudio, sendo me ofertado um espaço na programação. A proposta era de que fosse um produzido um programa que trouxesse contos de diversos gêneros literários, a fim de complementar o trabalho já realizado pelo 'Contos sobrenaturais' que veicula textos do gênero terror e suspense, além de integrar o projeto Literatura nas Ondas do Rádio."


ANNY LUCARD: Como trabalha os audiocontos (edição e inspiração para criar os audios)? Fale um pouco de seu trabalho de produção.

WILLIAM GONÇALVES;
"Não há muito mistério na produção dos áudiocontos. Primeiramente faço uma leitura no texto enviado pelo autor para ter uma visão geral do conteúdo, assim saberei como devo fazer a locução. Depois monto uma espécie de roteiro onde consta a estrutura de cada programa, que é composto pela mini-biografia do autor e o texto a ser apresentado, organizado de modo a facilitar a leitura durante a gravação.
Após a etapa de gravações vem a edição e montagem, onde é feita a correção e tratamento do áudio, inserção de sonoplastia, efeitos sonoros, dentre outros. Simultaneamente a esse processo está a montagem, que consiste em garantir que todos os elemtentos estejam devidamente encaixados e sincronizados de acordo com a ordem prevista no roteiro."


ANNY LUCARD: Tem outros trabalhos na área? Se tem, quais?

WILLIAM GONÇALVES:
"Paralelamente ao Radiola tenho um projeto chamado 'Histórias Pequeninas' (http://pt.blaving.com/historiaspequeninas), que que consiste na publicação de microcontos e narrativas curtas em áudio no Blaving, uma rede social que se define como um "Twitter de voz", permitindo a postagem de 2 minutos de áudio por post. Por se tratar de uma de minhas experimentações mais recentes, contém uma grande quantidade de microcontos autorais, mas está aberto para divulgação de textos de outros escritores.
Também colaborei com a produção do áudiobook 'Drácula Eternamente', lançado em 2012 pela Digital Rio no projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, em comemoração aos 100 anos sem Stoker."


ANNY LUCARD: Previsões e/ou novidades para 2015?

WILLIAM GONÇALVES:
"O Radiola Literária já teve duas temporadas, veiculadas entre 2012 e 2013, além de uma temporada especial que ainda irá ao ar. Estou selecionando material para a produção de uma terceira temporada, que deve estar pronta em meados do início de 2015."


OUÇA A DIGITAL RIO ONLINE:


HORÁRIOS: Inéditos aos sábados, 11h. Reprises aos domingos, 17h. A pedidos, horários alternativos durante a semana, todas as quartas em 2 horários, 13h e 20h.


Leia Também:
NOVA RÁDIO ONLINE E O PROJETO LITERATURA NAS ONDAS DO RÁDIO
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/2014/08/nova-radio-digital-rio-online-e-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário