segunda-feira, 21 de julho de 2014

Planeta dos Macacos - O Confronto



O filme 'Planeta dos Macacos - O Confronto' (Dawn of the Planet of the Apes) narra a história de um grupo de macacos geneticamente evoluídos, liderados por César, os quais vivem isolados a uma década, desde que a Gripe Símia dizimou boa parte da raça humana.

Depois de anos, o isolamento é quebrado por causa de uma usina que antigamente gerava energia a São Francisco, a cidade próxima a floresta habitada pelo grupo de César. O humanos sobreviventes, que moram nas ruínas da cidade norte-americana, precisam da energia da usina e César aceita ajudar o grupo liderado pelo humano Malcolm, estabelecendo entre humanos e macacos um trato amigável de convivência.


No entanto, o medo que ambas as raças tem uma da outra, irá gerar conflitos entre alguns dos membros, que colocará em risco a frágil aliança entre eles.

A tão esperada sequência de 'Planeta dos Macacos - A Origem', consegue superar as expectativas. Com um roteiro ainda melhor que o primeiro filme. Além disso, a forma que o roteirista Mark Bomback escreveu a sequência, permite que o filme seja visto sem ter que ver necessariamente a produção de 2011. Porém quem gosta, com certeza irá buscar pel"A Origem".


O mais incrível no filme 2, é que os personagens macacos, mesmo gerados digitalmente, roubam a cena dos humanos, até mesmo do renomado Gary Oldman.

O diretor Matt Reeves fez um ótimo trabalho de direção em relação ao maravilhoso roteiro escrito por Mark Bomback. Os personagens são envolventes e carismáticos. Destaque para a fotografia, que junto com os efeitos digitais, cria um realismo tão espetacular que acredita-se que César e seu grupo são reais.


Andy Serkis pode não ter seu rosto no filme, mas o desafio de dar vida ao emblemático macaco César, usando apenas movimento e seu olhar, deu algo mais ao personagem. Um herói não-humano que encanta. Carismático, o personagem conquista o público assim como aqueles que partilham seus ideias na trama. Um líder e um pai, melhor que muito humano, que mesmo sendo um macaco tem atitudes que são verdadeiras lições sobre responsabilidade para aqueles no topo da escala evolutiva.

Gostando ou não ser evoluído é mais que ser mero ser vivente, é ser responsável por seus atos.


César é o protagonista da história, mas não toma sozinho as decisões, o humano Malcolm, personagem interpretado por Jason Clarke, tem um papel importante. Infelizmente as escolhas de ambos, não são aceita por todos e é ai que o conflito é gerado.

Para piorar a situação, mesmo fazendo às vezes de líder, Malcolm é uma das várias pessoas de seu grupo, fundamental para manter as coisas em ordem, mas entre os humanos de São Francisco o verdadeiro lider é Dreyfus, interpretado por Gary Oldman.


O filme não narra só a história de grupos, de duas raças e os conflitos de convivência, não trata apenas de uma narrativa de sociedades, mas também conta histórias de famílias. Seja do ponto de vista humano ou macaco, mostra como alguns membros de uma família podem ter influência nociva. Assim como a força que se tem a partir da união.

Um belo filme, um ótimo roteiro dramático, mas cheio de ação, que deve interessar em especial aos fãs de ficção científica, pelo conteúdo ligado a evolução de espécies.


'Planeta dos Macacos - O Confronto' estreia nos cinemas brasileiros dia 24 de julho, em cópias legendadas e dubladas, com versão em 2D e 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário