terça-feira, 16 de julho de 2013

O Concurso



O filme 'O Concurso' é uma típica comédia nacional que leva o estilo televisivo para a telona.

Dirigido por Pedro Vasconcelos, que faz sua estreia no cinema após anos de direção de TV e teatro, o filme mistura o humor característico da TV brasileira, a referências de inúmeras comédias hollywoodianas.


Junto do produtor L.G. Tubaldini Jr que assina o roteiro com Leonardo Levis, Pedro Vasconcelos conta com muito bom humor a dramática história de milhões de brasileiros, que todos os anos prestam algum concurso público. Um drama nacional, mas que não deixa de ter um lado cômico, o qual é bem explorado no filme.

Com ajuda de 4 protagonistas, representando 4 tipos de brasileiros bem diferentes, mas que passaram boa parte de suas vidas almejando passar num concurso, o filme mostra a realidade dos concursos públicos no Brasil. Uma crítica política e social muito bem humorada, que faz ri e também pensar.


O roteiro tem vários fatores críticos, mas com maior enfase no preconceito, o qual pode ser prejudicial não somente individualmente, mas para uma nação como um todo. Destacando o fato que o importante não é aparência, religião, orientação sexual ou filosofia de vida, mas a competência de quem deseja exercer um cargo.

Para compor os 4 protagonistas, criou-se 4 personalidades que além de muito diferentes entre si, são todos 100% brasileiros e com uma única coisa em comum, o sonho de ser juiz federal.

Os atores escalados para compor o quarteto são uma atração a parte, talentosos e bem dirigidos, incorporaram com perfeição seus personagens.


Danton Mello é Caio, o típico carioca e não trata-se daquele que é visto em bairros da orla do Rio, com bronzeado perfeito e corpo malhado. Caio é um dos inúmeros trabalhadores de classe média, que trabalham muito e não tem tempo de ficar em forma. Só conseguindo ir a praia, quando arrumam alguma desculpa para fugir de seus afazeres diários. No entanto, foi incorporado ao personagem uma dose de malandragem, típica dos famosos Malandros da Lapa.

Fábio Porchat é Rogério Carlos, o típico mauricinho. Um gaúcho com um pai linha dura, que além de lutar artes marciais, é de uma família de juízes. Por isso o rapaz fará qualquer coisa para manter a tradição da família e não decepcionar o pai. Mesmo que isso signifique fazer algo que não é muito a sua praia.

Rodrigo Pandolfo é Bernardinho, o típico brasileiro de interior, que passou a vida toda em um dessas pequenas cidades que pararam no tempo e só saindo do lugar que nasceu, para conseguir mudar de vida.

Anderson Di Rizzi é Freitas, o típico brasileiro exageradamente religioso, o qual não faz nada sem uma promessa envolvida. O tipo mandingueiro, que vai a um centro espírita no sábado a noite e na manhã de domingo a igreja católica pagar promessa para um dos seus vários santos favoritos.


Junto ao quarteto são apresentados vários outros interessantes personagens no decorrer da história, como a travesti Roberval, interpretada pelo ator Érico Brás, que fica encantada com Rogério Carlos. Interesse que assusta o rapaz.

'O Concurso' tem estreia marcada para a próxima sexta-feira, dia 19 de julho, nos cinemas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário