terça-feira, 27 de novembro de 2012

Detona Ralph



O filme 'Detona Ralph' (Wreck-It Ralph), dirigido por Rich Moore, é a nova animação da Disney. Com uma história cativante e divertida, tem um roteiro dos mais bem escritos, onde encontra-se originalidade misturada a ótimas referências. Filme que com certeza vai agradar tanto crianças como os adultos.

Quem curte games, em especial, vai curtir muito, não só pelas referências muito bem trabalhadas como pela experiência em 3D, que torna o espectador praticamente parte da história, como um jogador em primeira pessoa num jogo.

A história se passa toda dentro de um fliperama, o qual é mais agitado fechado do que aberto, ou melhor, dentro das máquinas do lugar. Porque quando está com as portas fechadas para o público é quando os trabalhadores do lugar, podem relaxar e agitar um pouco. Afinal eles merecem, já que dia após dia estão detonando coisas, arrumando outras, correndo doces corridas malucas ou atirando em insetos gigantes.

A vida é dura para alguns, especialmente para vilões como Ralph, do game 'Conserta Felix Junior' (Fix-It Felix Jr.), que a 30 anos vive detonando coisas e ao fim do dia só tem um lixão para voltar, enquanto o mocinho de seu jogo vive na cobertura e ganha tortas.


Deprimido e frustado após 3 décadas fazendo a mesma coisa, Ralph resolve procurar ajuda e vai até os Vilões-Anônimos. Numa cena memorável com várias homenagens a vilões de games populares entre os jogadores tanto da nova geração, como das antigas.

Após a reunião, Ralph tenta seguir o conselho dos outros amigos vilões e ser o melhor malvado que puder, aceitando que todos tem um lugar, seja bom ou mal, e sem eles não há games, pois os mocinhos não teríam o que fazer.

O grandão volta mais tranquilo para a máquina de game onde mora, mas isso dura pouco. Famoso pelo pavio curto, fica irritado ao ver que os companheiros de jogo estão fazendo uma festa, para comemorar os 30 anos do 'Conserta Felix Junior' e ele não foi convidado.

Ralph resolve bater na cobertura de Felix Jr, para tirar satisfações, mas como todo mocinho, o Concerta tudo acaba convidando o vilão para comer bolo e isso não agrada os outros.


Aborrecido, Ralph desabafa, falando que também merece comer bolo e morar na cobertura, pois também trabalha duro e isso gera um desafio que o vilão aceita. Ralph é desafiado a conseguir uma medalha e se cumprisse o feito, poderia morar na cobertura.

O vilão não tem como ganhar a medalha no próprio jogo, então deixa o 'Conserta Felix Junior' na busca de uma forma de ganhar o prêmio máximo dos heróis de games. Fora do jogo, Ralph tromba com um dos soldados de 'Missão de Herói', um game de ação que dá medalha aos heróis, desde que eles matem os insetos gigantes mutantes e cheguem vivos no fim da missão.

Decidido a ganhar uma medalha a qualquer preço Ralph se arrisca no 'Missão de Herói', um jogo mais moderno e em alta resolução, onde se morrer não irá se regenerá, pois fora do próprio game, ele só tem uma vida. Se morrer em outro jogo é definitivo.

Tudo ia bem e Ralph chega a conseguir a medalha, mas um dos "bichinhos" do game de ação atrapalha as coisas e acaba por levá-lo para um outro game, com a corrida mais doce já vista. É lá que o vilão conhece a pequena Vanellope, que rouba sua medalha.


Enquanto Ralph vai a busca de sua metalha perdida, Felix Jr e o pessoal do jogo encaram a dura realidade que a vida sem Ralph não existe, literalmente falando, e o Conserta tudo precisará encontrar o vilão de seu jogo, antes que a máquina deles seja desligada para sempre.

Na procura por Ralph, Felix Jr conhece a sargento Calhoun de 'Missão de Herói', uma típica heroina de ação, com um passado dos mais trágios e que leva muito a sério seu trabalho. Para a sargento, missão dada é missão cumprida e por isso ela vai atrás do bichinho que fugiu de seu jogo por causa de Ralph. Porém a heroína terá a companhia de Felix Jr, goste ou não, o qual está decidido a achar o vilão e o levá-lo de volta ao jogo deles.

Em 'Detona Ralph' temos o ponto de vista de personagens que estão dentro das máquinas do Fliperama Litwak, seus dramas que se tratando de roteiro Disney, emociona ao mesmo tempo que arranca risadas dos espectadores.


A divertida história mistura também gráficos de animações variadas de uma forma magnífica, mesmo que o foco seja a tecnologia mais avançado, o 3D. Tanto que até dá vontade de tocar o cabelo arrepiado do Ralph, ou pedir a arma de Calhoun emprestada, ou mesmo de roubar alguns dos doces da Corrida Doce. (Alias, recomendo uma visita a bomboniere do cinema, antes de ver o filme, pois os doces do jogo são tão realistas, que dá vontade de comê-los. Vai por mim, melhor ter um chocolate, jujuba ou outro doce a mão.)

A trilha sonora também ficou ótima e, no caso da dublagem brasileira, temos dubladores convidados e profissionais talentosos na produção. MariMoon, VJ da MTV, impressiona ao dar voz a pequena Vanellope. Outro que também impressionou foi Rafael Cortez do CQC, que dublou o Felix. Além de Tiago Abravanel, que dubla o protagonista da história, o Ralph, que ficou perfeito com a voz do ator.

Junto dos dubladores convidos temos reunidos dubladores profissionais de primeira linha, que mantém a qualidade sonora da animação, a qual sempre impressiona se tratando de produções Disney.

O roteiro tem uma ótima história, com foco principalmente na amizade, mas também mostra que podemos não só superar os problemas, pois para tudo tem solução, como aprender a lidar com as diferenças. Recomendado para filhos e pais, amigos, casais e até para os vovôs e vovós, que devem curtir.

A estreia no Brasil será no dia 4 de Janeiro e a animação, é uma ótima pedida para iniciar o ano de 2013 e/ou curtir as férias de verão. Vale lembrar que o filme tem cópias 2D e também será exibido em sala 3D, que eu indicado, porque a experiência no mundo dos games em 3D Disney de 'Detona Ralph' não tem preço.


NOTA: Antes de começar 'Detona Ralph' foi exibido o curta 'Paper Man', um ótimo exemplo de animação sem diálogo, com uma fotografia trabalhada em preto e branco, para destacar uma única cor no filme. Uma história romântica, divertida e com o toque mágico Disney.


Saiba +:
WALT DISNEY PICTURES
Site Disney Brasil - Filmes: www.disney.com.br/filmes
Facebook Disney BR - Filmes: www.facebook.com/DisneyMoviesBrasil
Canal Disney BR: www.youtube.com/waltdisneystudiosbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário