sexta-feira, 23 de novembro de 2012

#BlackFriday no Brasil

A terceira #BlackFriday brasileira acontece hoje e muitas lojas pretendem dar até 75% de desconto. Não faz ideia do que seja?


Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças (que acontece na quinta-feira antes).

Como a ideia surgiu, não se sabe ao certo, pois o termo já foi usado em momentos variados, mas com funções diferentes.

O termo já foi usado na Filadélfia, quando a polícia local chamou de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando o número de pessoas nas ruas causou congestionamentos enormes na cidade, pois o dia também inicia o período de compras natalinas.

Várias outras menções ao termo existem na cultura norte-americana, mas foi no início da década de 1980 que criou-se a associação da cor vermelha, para se referir aos valores negativos financeiros e a cor preta para indicar valores positivos.

O período positivo para o comércio num ano, com certeza ainda é o Natal, por isso o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, até o final do ano, é visto como dias negros, 'back' em inglês.

Assim surgiu a Black Friday, a sexta-feira que dá o pontapé inicia a temporada de compras e por isso é celebrada no melhor estilo. Com muitos descontos.

Nos Estados Unidos o evento leva muitas lojas a abrirem mais cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair maior número de consumidores. Todas oferecer os menores preços, que podem chegar a 75% de desconto. Isso atrai muitas pessoas em busca de economia nos presentes de Natal, as quais forma filas enormes por todo o país. E embora não seja feriado, muitos ganham o dia de folga, emendando o dia após o feriado de Ação de Graças norte-americano.

Atualmente ideia foi adotada em outros países, como por exemplo o Canadá, a Austrália, o Reino Unido, Portugal e Paraguai.

No Brasil a Black Friday foi adotada em 2010, por iniciativa de uma empresa especializada em cupons de descontos (Cupom.Org), onde encontras os mais diversos descontos.

O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu totalmente online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional, mas oferecendo descontos modestos em relação aos vistos nos Estados Unidos, cerca de 40%.

A Black Friday BR também acontece anualmente na quarta sexta–feira de novembro e hoje, na terceira #BlackFridayBR, as promessa são de descontos equivalente a versão norte-americana, ou seja, até 75%, com mais de 300 lojas virtuais aderiram a versão brasileira da Brack Friday. Há registros de que o evento também irá se estende a lojas físicas. De olho nos descontos!

Também editoras brasileiras, como as parceiras da Digital Rio, a Draco e a Dracaena, aderiram a Black Friday BR. A Editora Draco declarou que está dando 50% de desconto em seus livros.

Já quem for de São Paulo pode contar com o 'O Dia Seguinte a Black Friday', quando as editoras Draco, Tarja e Estronho, vão se reunir para a Bagunça Literária de fim de ano, onde terão livros com até 90% de desconto. IMPERDÍVEL! (Saiba + AQUI.)

Para entrar no clima de fim de ano ainda hoje vamos divulgar os sorteios Digital Rio de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário