segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween Baiano!

O Halloween é o nome original na língua inglesa para o também conhecido no Brasil, como Dia das Bruxas.

É um evento anual, tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa e que com o contato dos brasileiros com a cultura norte-americana, em especial, por causa da internet, passou a ser comemorado aqui também.


Políticos alegando o resgate das figuras do folclore brasileiro, tornaram o dia 31 de outubro, data oficial do Halloween, o Dia do Saci. Porém o Saci é personagem cultural da América do Sul, que assim como tudo nas Américas foi criado a partir da mistura de lendas indíginas locais e das vindas junto com povos de outros continentes como europeus, africanos... Logo não tem porque o brasileiro ser obrigado a comemorar o Dia do Saci, ao invés do Halloween, só porque alguns políticos acham que um saci é melhor que bruxas. (Se querem incentivar o folclore que surgiu no Brasil com as misturas culturais, criando dias especiais, legal. Porém que uma boa pesquisa seja feita e não escolham uma data incentivando a xenofobia, como fizeram com o Saci.)

Comemorado especial nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, com origem nas celebrações dos antigos povos, mas não existem referências de onde surgiram essas celebrações; as pessoas se fantasiam e saem as ruas. Crianças no dia 31 de outubro declaram doces ou travessuras, já os adultos geralmente se reunem em festas a fantasia com comida e bebidas de tema tão assustador quanto as fantasias.


No Brasil o Halloween foi adaptado. Não temos a brincadeira de doce ou travessuras, mas os festejos geralmente são prolongados por causa do feriado do Dia dos Mortos, que pela tradição mexicana começa no dia 31 de outubro e vai até o dia 2 de novembro, dia oficial de finados e feriado nacional brasileiro.

Resumindo, no Brasil temos um Halloween baiano, que assim como o Carnaval no estado da Bahia, dura mais que nos outros; onde grupos geralmente se reuniem nos fim de semana antes ou depois, ou emendam o feriado, para comemorar com comida temática e fantasias variadas. Por isso a Digital Rio está a semana toda com uma programação especial de Halloween. Com muitas travessuras em nossa programação. Fique ligado!

Texto: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário