terça-feira, 8 de maio de 2012

Uma batalha naval de outro mundo


Ontem, direto da Cabine de Imprensa de 'Battleship - Batalha dos Mares', eu sentia um misto de curiosidade por ser fã do jogo, no qual o filme foi inspirado, e empolgação por ver o ator Alexander Skarsgård da série 'True Blood' na telona.

Confesso que por ser fã do jogo Battleship (Batalha Naval), minha curiosa quanto ao roteiro do filme foi maior que a presença de atores que admiro. Porque além de Alexander Skarsgård, o filme também conta com a presença de Taylor Kitsch (X-Men Origins - Wolverine) e Liam Neeson (Star Wars I) no elenco.


Diferente de jogos, como o Clue (que também foi adaptado para o cinema), Battleship não possui personagens, logo não adiantaria ter o loiríssimo e malvado "vampiro" Alexander Skarsgård, nem o "mutante" e "bruxinho" (do filme 'O Pacto') Taylor Kitsch, junto com o "jedi" Liam Neeson, se o roteiro não fosse muito bem escrito. E o roteiro não decepciona.


No que diz respeito a inspiração para o filme, Battleship trata-se de um jogo de observação e estratégia, que ocorre em um ambiente de guerra no mar.

Primeiro ponto positivo do roteiro. Todos os elementos chave do jogo estão presentes. Há as referências das embarcações, mesmo das já ultrapassadas, assim como o uso de um recurso genial, para incluir no filme uma das características mais marcantes do jogo, a escolha de uma letra e um número para fazer a mira e acertar a embarcação inimiga. (Não vou spoiliar.)


Segundo ponto positivo do roteiro. Além da preocupação com os elementos do jogo, os roteiristas não deixaram de construir uma história com personagem interessantes, bem trabalhados e que cativam o público. Toda a história tem base nos irmãos Hopper, Stone e Alex, interpretados respectivamente por Alexander Skarsgård e  Taylor Kitsch. Stone, disciplinado e dedicado, é da marinha e fica sem saber o que fazer com a rebeldia do irmão. Preocupado com o futuro de Alex e temendo que se meta em alguma confusão séria, Stone dá um ultimato ao irmão e o obriga a entrar para a marinha. Assim Stone imagina que não só poderia ficar de olho em Alex, como teria a certeza que o potencial do irmão rebelde seria desenvolvido.


O terceiro ponto positivo do roteiro. Os roteiristas também se preocuparam em desenvolver os personagens secundários e é ai que o ator Tadanobu Asano (Thor) rouba a cena. Interpretando o capitão Yugi Nagata da marinha japonesa, o relacionamento construído entre ele e Alex, ao longo do filme, geram diálogos memoráveis.


E por falar em diálogos memoráveis, outro ponto positivo do roteiro, são referências muito bem trabalhadas, sacadas que foram colocadas nos momentos certos do filme, assim como referências visuais, que para os cinéfilos de carteirinha, serão uma diversão extras. As referências contidas no roteiro não são somente cinematográficas (Titanic), encontramos ótimas referências histórias (Pearl Harbor) e culturais (japonês não é chinês).

Com um excelente roteiro, escrito por Erich Hoeber e Jon Hoeber, e a direção de Peter Berg, temos um filme com ótimos efeitos visuais, que junto dos efeitos digitais usados na dose certa, o torna um ótimo exemplo de ficção científica.

Para quem achou que o filme é de ação em uma guerra (os conhecidos "war movie" americanos), aviso que trata-se de um filme de ficção científica, com muita ação obviamente, pois se passa em um ambiente de guerra. Com uma referência evidente ao clássico da literatura mundial, 'A Guerra dos Mundos', mas que se passa em uma batalha naval.

Descobri que a cantora Rihanna está no filme. Ela interpreta a tenente Raikes e se saiu muito bem no papel. Aproveitando a deixa, no que diz respeito a trilha sonora, o filme também é um espetáculo auditivo à parte. Além das perfeitas escolhas quanto a trilha musical, temos uma uma edição sonora muito bem trabalhada, que torna a experiência de ver o filme no cinema ainda mais prazerosa.


Vale lembrar que o filme foi feito para o 3D e é uma ótima pedida, assisti-lo no cinema em tal versão, pois há momentos que é impossível não pensar "isso no 3D será incrível" (a cópia que vi na Cabine da Paramount era em 2D). Quem tiver sala IMAX em sua cidade, esse filme é perfeito para ser visto em IMAX 3D. O filme já estreiou em várias partes do mundo e chega aos cinemas do Brasil na próxima sexta-feira, dia 11 de maio. Estreiando antes dos Estados Unidos, que só vão conferir o filme na semana que vem.



Confira outras curiosidades sobre 'Battleship - Batalha dos Mares', bastidores e trailers no Canal da Universal Pictures Brasil.


Visite o site oficial brasileiro de 'Battleship - Batalha dos Mares':
 www.battleshipabatalhadosmares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário